17/07/2015

Meu senbazuru (ou os 1000 grous de papel)

Senbazuru
Olá pessoas! Como vão? Estou muito empolgada com esse retorno a blogosfera, já editei alguns posts antigos, e isso está me deixando completamente nostálgica. Parece que faz mil anos que escrevi tudo isso.

Bom, hoje vim falar sobre o senbazuru, ou os 1000 grous de papel. O que é isso? Você já deve ter visto essa dobradura em algum lugar:

Senbazuru
Imagem retirada do site passaros.com
Esse origami aí é chamada de Tsuru, que no Japão é um símbolo cheio de significados. Estive pesquisando Origamis para aprender a fazer, e acabei me deparando com esse. Aprendi a fazer a dobradura, e pesquisando um pouco, descobri que os japoneses acreditam que essa ave traz paz e vida longa. No site Japão em Foco eu encontrei a história de Sadako Sasaki, e o costume de dobrar mil Tsurus de papel, que é chamado de Senbazuru.

A história de Sadako é emocionante, e embora eu tenha encontrado algumas variações, todas concordavam na mesma coisa: ela foi uma vitima da bomba atômica que atingiu Hiroshima, em 1945, quando tinha dois anos. Anos depois, Sakado ficou doente, com leucemia, e no hospital, resolveu dobrar 1000 Tsurus (um senbazuru) pela paz mundial. Infelizmente, ela morreu antes de dobrar todos, mas seus amigos terminam o que ela começou, e anos depois erguem um monumento em sua homenagem. Você pode ler a história completa e em detalhes aqui (vale muito a pena, leiam depois).

Sadako Sasaki

Depois de conhecer a história e o costume, resolvi dobrar também 1000 tsurus. A ideia é cada tsuru contar uma história, seja a dele próprio (como foi montado) ou para marcar alguma coisa em especial. Em outras palavras, cada Tsuru deve contar alguma coisa, não sendo necessariamente importante. Por exemplo, montei o primeiro Tsuru apenas por montar, com um panfleto que recebi na rua, e o segundo pra comemorar minha passagem para o 4º Período. 

Até agora só montei três, mas não tenho pressa nem prazo pra isso. Postei fotos deles no Instagram, e criei uma hashtag específica pro meu Senbazuru. Também conheci alguns perfis do Instagram que se tratam apenas disso, e se der, faço um post mostrando cada um. 

Se você se interessou pelo costume, existem kits específicos para montar um Sebazuru. Eu não estou usando (porque dobro com qualquer coisa), mas é bem mais legal fazer com papel colorido e tal. Até porque eles ficam lindos na decoração e podem até servir para dar de presente. Mesmo não querendo montar mil, vale a pena montar alguns pra passar o tempo.




7 comentários:

  1. Noooossa que amor!!!! Fiquei muito encantada com isso!
    Primeiro eu acho lindo origamis, muito lindo mesmo.
    E essa história da Sadako? Gente <3, sei nem o que dizer.
    Gostei muuuuito do post e do seu novo projeto pessoal! Se eu não fosse um desastre manual ambulante, eu com certeza tentaria. Mas, acho que posso tentar pelo menos um, não é?
    Beijos!! ♥

    Clareando Ideias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah não pensa assim não, eu também não tenho talento nenhum com essas coisas, mas é a prática que leva a perfeição! Tive que dobrar um monte de tsuru até sair algo legal, mas agora já consigo dobrar até sem tutorial.

      Tenta fazer um e depois me conta o que deu

      Beijos ♥

      Excluir
  2. Oi Marina! Há muito tempo eu fiz uma matéria sobre esse origami. Eu amo origamis, tem alguns tutoriais lá no meu blog. Também contei sobre a lenda. Tem umas fotos legais lá. Depois dá uma olhada: A Lenda dos Tsurus de Origami
    Nossa, seu blog está muito lindo e fico feliz em saber que você vai postar com mais habitualidade. A bem da verdade, eu também ando meio afastada, mas não sei porque, esses dias me deu uma vontade louca de voltar a postar, assim como você. Mas quero ser mais íntima dessa vez, sabe? Há muito tempo deixei de ser. Falar mais de como eu me sinto, do meu dia dia e compartilhar as coisas que eu gosto. Sei lá...deu vontade de regredir um pouquinho, eu acho e ser mais sentimentalista. kkkkkk Que bom que você voltou também. O seu blog está super bonito, de verdade. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina! Nunca tinha visto essas matérias no seu blog, depois vou dar uma olhada, estou me viciando em Origamis, já dobrei um monte.

      Sei como é isso, eu também quero a mesma coisa, colocar mais de mim no blog.

      Obrigada <3

      Excluir
  3. Ah eu comecei a dobrar um tempo atrás, mas como mudei de cidade acabei perdendo o que tinha feito no meio da mudança :( mas é algo muito legal de se fazer (sem falar que acalma também) xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah eu não estou guardando meus tsurus não, geralmente deixo onde foram dobrados, e quem passar por eles resolve o que fazer hahah'

      Eu pretendo comprar um kit ou papéis especificos pra origami no futuro e dobrar alguns para decorar, mas por enquanto é só uma ideia

      Excluir
  4. Oi Marina! ^^
    Eu aprendi a montar o tsuru um tempinho atrás por curiosidade, mas nunca montei vários assim. Geralmente um ou outro quando estava com as mãos livres e papel disponível. Faço igual você, com o papel que estiver à mão.
    Muito legal seu senbazuru! ;)

    Beijussss;
    https://facebook.com/BlogMenteHipercriativa
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Vai comentar? Lembre-se de seguir algumas regrinhas: nada de arrumar brigas com outras pessoas, e não use palavras de baixo calão! Não diga nada que você não diria para sua avó.

Obrigada pelo comentário, vou retribuí-lo assim que puder. Volte sempre (/◕▽◕。)/