22/01/2017

Como um defeito em um livro aumentou minha confiança em compras pela internet

Will & Will - John Green e David Levithan

Já tem um tempão que quero fazer esse post. Não porque eu tenho alguma obrigação legal de fazer, mas porque acho que coisas boas devem ser lembradas — e compartilhadas. Em janeiro do ano passado eu comprei um box de livros do David Levithan (autor de Todo Dia), porque queria muito ler o livro dele escrito com o John Green (autor de A culpa é das estrelas), Will & Will. Inclusive, faz tanto tempo que queria ter escrito esse post, que já li o livro e publiquei resenha.

Daí que, lendo tranquilamente meu exemplar recém adquirido, encontrei uma mancha em umas das páginas. A mancha não era muito grande, cobria umas duas palavras, em duas linhas, e até dava pra seguir com a leitura, tanto que eu realmente segui com a leitura depois que a poeira baixou e minha indignação com o negócio passou. Mas antes de prosseguir, fiquei fazendo drama no Twitter, e fiz questão de jogar aquela indireta, marcando o @ da Galera Record. Eles me responderam rapidinho, com um email para o SAC da editora, pedindo para entrar em contato para trocar o exemplar. Quem quiser poder checar meu tuíte dramático aqui, sério, tem emoji chorando e tudo. A mancha tá aí embaixo:
"A" mancha
Fiquei me sentindo meio culpada, mesmo sabendo que era direito meu pedir a troca do exemplar, e fiquei pensando se não seria uma perda de tempo. Pensei em toda a burocracia, o tempo que demoraria pra receber um retorno, a chatice que seria colocar esse livro no correio, o tempo que demoraria pro outro exemplar chegar... Nunca tive boas experiências com trocas pelos correios (já troquei produto com defeito por outro com outro defeito), e não seria a primeira vez que ficaria com um exemplar defeituoso por causa de dor de cabeça na hora de trocar. Quase desisti da ideia, mas já que já tinha ido até aqui, era melhor terminar o processo.

Enviei o email, expliquei a situação e ainda perguntei se teria que trocar o Box todo, já que ele veio junto. A resposta veio bem rápido. Não lembro o quão rápido foi, já faz um ano e eu apaguei os emails, mas me lembro de ter sido rápido, e do pessoal ter sido tão atenciosos no atendimento que eu fiquei mais tranquila em relação a troca. Não precisaria trocar o box todo, só aquele livro, e não precisaria ter nenhum envolvimento com a loja que eu comprei, nada de nota fiscal e número da compra. Era só enviar o livro e receber outro em troca. Recebi um código pra ir no correio postar o livro, os custos por conta da editora, e pedi meu pai pra colocar o livro pra mim.

O box e o livro. Foto tirada pra resenha. Reparem que ele tem um post-it grudado, marcando a página que estava manchada
Não tive problemas com o código, o que também me surpreendeu. Eu não sei se eu que sou azarada ou se as coisas são realmente complicadas, mas essas coisas nunca funcionam comigo. Uma vez recebi o exemplar errado em uma compra pela internet, o código que a loja me deu não funcionou, e o livro que mandaram certo pra mim se perdeu no correio. Acabei ficando com o exemplar errado (que não tinha o mínimo interesse, tanto que doei pra uma amiga) e a loja me devolveu o dinheiro do exemplar que eu tinha realmente comprado, porque não tinha outro pra me enviar. Tive uma dor de cabeça gigante pra não ter o livro que queria, e acabar tendo que comprar outro qualquer, porque recebi o dinheiro de volta em vale-compra. Não me perguntem o que aconteceu com a pessoa que comprou o livro que chegou pra mim, o nome dela estava na nota fiscal (mas o pacote no meu endereço) e eu espero sinceramente que tenha dado tudo certo pra ela.

Voltando ao exemplar danificado, tão logo coloquei no correio recebi um email avisando que o novo já estava a caminho. Na verdade o email dizia "seus livros já estão a caminho" que eu ignorei por achar que era um erro de quem escreveu o email (talvez tivessem copiado e colado a mensagem errada). Fiquei feliz da vida, e enfim parei de atormentar a minha família com o tal do livro que eu tinha de trocar. Quando recebi a caixinha da Galera Record pelo correio, até achei que tinha alguma coisa errada. Meu exemplar do livro Will & Will tava lá, mas junto com ele, uns marcadores e um outro livro, aquele "Livro de marcar livros". Fiquei olhando praqueles dois como quem olha pra uma bomba bonitinha, prestes a explodir. Qual é a pegadinha? Pensei. Fui logo enviar um email pra eles perguntando o que era aquilo. 

Will & Will - Livro de Marcar Livros
A bomba relógio rs
Recebi uma resposta com um tom de "são pra você, ora bolas" e eu demorei a assimilar que aquilo tinha mesmo acontecido. Não preciso lembrar que minhas experiências com trocas não eram muito boas, né? Uma troca de um exemplar correr 100% bem, atenderem minha reclamação por um tuíte, responderem rápido, não ter nenhum problema com o novo exemplar e ainda receber mimos? Quando a esmola é demais o santo desconfia né? Mas aconteceu mesmo, eles me mandaram um livrinho junto com o livro sem defeito

Ainda que pareça pouco coisa, isso me mostrou que existem empresas sérias e que tem compromisso com os consumidores. Nem todas as compras e trocas pela internet vão dar errado. E se derem, não necessariamente vai ser um estorvo trocar o produto. Ressaltando que eu não tenho nenhum envolvimento com a Galera Record, e eles sequer sabiam que eu sou blogueira (a menos que tenham stalkeado todo meu perfil), tampouco o blog já tinha feito algum tipo de parceria com essa editora. Sendo assim, não tinha como saber que eu faria um post sobre isso, no máximo esperavam um tuíte em resposta, que eu fiz, mas que nem sequer curtiram (sério). Então, cá estou eu, quase um ano depois, compartilhando esse acontecimento, uma boa experiência em meio a tantas que deram errado, e compartilhando a atitude bacana da editora, porque eu acredito que coisas bacanas devem ser compartilhadas.

16 comentários:

  1. Meu deus huahua coisas assim me deixam tão feliz, eu também já tive um problema assim e recebi mimos, no caso, era uma marca de roupas.
    Dá confiança e vontade de comprar mais huauhauuha feliz por você *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aumenta até a nossa fé na humanidade ushaushaushau'

      Excluir
  2. Oi Mah!
    Olha, o twitter é o melhor lugar do mundo para reclamação. Eu compro livros online já tem uns seis anos, e já aconteceu de vir edição defeituosa. Esses dias mesmo eu comprei uma box do Sherlock Holmes super cara e a caixa veio rasgada.
    É só tu dar uma reclamada na rede social que a Amazon me respondeu rapidinho. Nunca tinha pensado nessa de entrar em contato com a editora, mas é uma boa dica.
    É muito amorzinho quando eles são tão carinhosos com a gente né? <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jade!

      Eu não sabia disso, descobri reclamando desse livro suahsau' Não é o primeiro livro que eu compro que veio com defeito, mas foi o primeiro que experimentei reclamar no Twitter, e não é que funciona mesmo? Acho que eles precisam tomar cuidado com a reputação e tal, e por isso resolvem logo.

      Excluir
  3. oie!!!tudo bem,
    é eu sei que a lojas fisicas tem alguns problemas, mas eu não consigo de verdade me livra delas, mas eu ja passei pór isso tbm, alguns livros com borrão ou algo do tipos que há defeitos, mas enfim ainda não consigo me livra delas, quando eu entro na saraiva, pronto!! mais isso é bem comun esse erros, defeito de impressoes. O twitter é um otimo lugar pra você dar aquela reclamada bem basica kkkkkk

    http://www.dosedeestrela.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu caso é mais falta de opção, minha cidade não tem nada, e quando tem custa o dobro do preço da internet, aí fica mais fácil comprar online.

      Saraiva é um sonho, queria muito que tivesse por aqui!

      Excluir
  4. oie!!!tudo bem,
    é eu sei que a lojas fisicas tem alguns problemas, mas eu não consigo de verdade me livra delas, mas eu ja passei pór isso tbm, alguns livros com borrão ou algo do tipos que há defeitos, mas enfim ainda não consigo me livra delas, quando eu entro na saraiva, pronto!! mais isso é bem comun esse erros, defeito de impressoes. O twitter é um otimo lugar pra você dar aquela reclamada bem basica kkkkkk

    http://www.dosedeestrela.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu caso é mais falta de opção, minha cidade não tem nada, e quando tem custa o dobro do preço da internet, aí fica mais fácil comprar online.

      Saraiva é um sonho, queria muito que tivesse por aqui!

      Excluir
  5. Oie Marina! Que legal isso! Fico feliz que essa experiência tenha dado certo pra você! Sempre é bom receber mimos! *-* eu teria ficado nas nuvens!

    Jéssica - pitadadecinemaeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica! Eu fiquei muito feliz que tenha dado certo.

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  6. Marii, a Galera Record acabou de subir no meu conceito super, nunca comprei livro lá, mas vou dar uma olhada agora mesmo. É tao bom quando tratam o consumidor bem, né? Eu te entendo, em comprar livro esperando o pior haha sempre compro torcendo pra vir certinho :p que bom que eles dão ouvidos. Eu só não entendi uma coisa: como funciona esse código? Tipo, eles que pagam o custo do envio para trocar?
    Beijooos > 3<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda!

      Então, sobre o custo de envio, é a editora que paga sim! Eles te dão um código, parecido com aqueles códigos de rastreio, você imprime o papel com esse código e leva no correio, junto com o pacote que quer entregar. Lá eles embalam tudo direitinho e você não precisa pagar.

      Beijos!!

      Excluir
  7. Que legal que no fim das contas deu tudo certo! :)

    ResponderExcluir
  8. Oii Marina tudo bem? Comprar pela internet sempre dá aquele medo de dar algo errado, ainda mais quando é um livro que nós estamos super ansiosos para ler, ainda bem que deu tudo certo e a empresa é correta. Um beijão

    Clau
    Preguiça Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia!

      Pior que não é só um medo sabe? Eu já tive várias experiências ruins comprando pela internet, coisas que não aconteceriam em uma loja física. Mas as vezes é a única opção que a gente tem né, sem contar que fica mais barato ahahah'

      Beijos!

      Excluir

Vai comentar? Lembre-se de seguir algumas regrinhas: nada de arrumar brigas com outras pessoas, e não use palavras de baixo calão! Não diga nada que você não diria para sua avó.

Obrigada pelo comentário, vou retribuí-lo assim que puder. Volte sempre (/◕▽◕。)/