17/10/2017

Por que decidi criar um perfil separado para o blog no Instagram?

Perfil separado pro blog no Instagram
Foto por Wokandapix
Alguns meses atrás, depois de pensar bastante a respeito do assunto (porque né, eu sou eu e tudo tem que ser pensado nos mínimos detalhes), criei um perfil no Instagram pro 31 de Março. Fiquei um bom tempo pensando se deveria ou não fazer isso, e mesmo depois da criação do perfil, continuei pensando se deveria ou não usar. A ideia de manter as coisas separadas  um perfil pro blog, outro pra minha vida pessoal  não me agradava muito. Li a opinião de várias blogueiras sobre o assunto, e a maioria repetia o mesmo discurso: o blog que escreviam faz parte da vida delas tanto como qualquer outra coisa, e por isso, não tinham como separar uma coisa da outra. Ou seja, aquilo que era para ser compartilhado com os leitores do blog também era para ser compartilhado com família e colegas de trabalho, não existindo diferença entre uma coisa e outra. Mas eu não consigo ver dessa forma.

Não é que eu queira esconder algo, ou queira que determinadas pessoas não leiam determinadas coisas, mas porque eu sempre sinto que não consigo juntar as duas coisas. Ao mesmo tempo em que quero manter um feed organizado, bonito, aesthetic e trabalhar na divulgação e etc. eu também quero postar foto do meu cachorro, do texto que estou lendo para a faculdade, do café com amigos e esse tipo de coisa, que geralmente não combina em nada com o resto do feed. Na verdade, eu acabo tomando um cuidado dobrado com as fotos que posto, pra evitar expor gente que mantém o perfil trancado a sete chaves, e que se importa muito com quem está vendo ou deixou de ver suas fotos. Nesse dilema de ter um perfil de blogueira e não ter um perfil de blogueira, meu perfil do Instagram acaba ficando parado. Não consigo postar nenhuma foto, as legendas não saem, tudo parece desorganizado e eu fico desmotivada de continuar frequentando a rede. Fico com uma pressão gigante, e quando penso em postar algo, tudo que quero fazer é excluir a conta e sumir dali. 

Acabei percebendo que o esforço de tentar juntar as duas coisas — apenas porque algumas pessoas consideram "inadequado" separar — não valia a pena. Na verdade, observando o comportamento das pessoas no Instagram, notei que a maioria das blogueiras que acompanho não posta fotos muito cotidianas no perfil. Sabe aquela foto do aniversário da mãe, com legenda dando parabéns? Pois é, não é todo mundo que posta no Insta, não. Não é que as coisas estejam separadas, apenas que uma parte está sendo omitida. Foi assim que decidi, que a melhor forma de manter as duas coisas que queria (postar foto com amigos-paranóicos + manter o perfil aberto pra todo mundo) seria separando as coisas. Meu perfil pessoal continuará aberto, mas não vou trabalhar para ele ser visto. Basicamente, vai continuar do jeito que está, uma vez que nunca usei o espaço de outra forma, justamente por essas questões. 

Gosto do Instagram e quero continuar por lá, mas da forma como era, não dava. Acredito que dois perfis seja a melhor opção, mesmo que isso acabe me trazendo um pouco mais de trabalho. Vou deixar ambas as possibilidades para quem quiser me acompanhar, mas é claro que as novidades do blog serão postadas no perfil do blog, assim como é provável que o perfil pessoal tenha uma quantidade maior de bobagem — e de desorganização. Me sinto mais tranquila em relação a isso e estou satisfeita com essa decisão, mesmo sabendo que eu posso mudar de ideia no futuro (quem sabe?). Para quem quiser seguir, o perfil do blog no Instagram está logo abaixo, por enquanto só tem algumas fotos, mas eu pretendo alimentar ele ao longo do tempo. :


Gostou? O que você acha de perfis separados na Internet?


9 comentários:

  1. Eu concordo com você!
    Na verdade eu tentei fazer o mesmo. Criei até outra conta pro blog, mas está parado. Isso tudo porque não consigo administrar as duas contas.
    Por isso acabei juntando meu trabalho com o pessoal em um só..
    Porém sinto a necessidade de separar o espaço =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que vai ser difícil administrar duas contas sim, mas vou arriscar por enquanto. Acho que fica melhor pra mim manter as coisas separadas :)

      Excluir
  2. Oi Mari! Eu concordo também com você e apoio sua ideia de ter as contas separadas e eu teria feito o mesmo. Digo o seu Instagram pessoal porque me identifiquei com você e sua escrita, e com o Instagram para o seu blog... Oxente, vou seguir obviamente (rimou?). Me indica livros Mari, tô procurando alguns.
    Harmonizar, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indico sim! Que tipo de livros você gosta de ler? Eu tô relendo agora A sombra do vento, um dos meus livros favoritos. Já leu?

      Excluir
  3. Eu super concordo! Como meu blog está no começo, ainda não penso em criar um perfil separado, porque meu blog está bem no comecinho (e mesmo assim não penso que um dia vá precisar criar), mas tenho essa mania de organizar as coisas quando se trata de feed e tudo mais.

    Um beijo, Toca do Coelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo depois de cinco anos ainda considero que o meu está no começo, acho que o caminho a percorrer é maior que o percorrido xD

      Excluir
  4. Bom dia :)
    Como você está?
    Eu também tenho contas separadas do blog no twitter e instagram...porque sei lá, uma coisa é você sua vida toda pessoal e outra é mostrar o que te dar prazer, o que você realmente foca quando está na internet (meu blog e leitura, no meu caso)

    Beijos e se cuida
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Eu me sinto bem mais a vontade na conta do blog também, eu sei que o foco é esse, então tudo bem só falar sobre isso :D

      Excluir
  5. Também separei meu instagram de desenhos x instagram pessoal, e percebi que deveria ter feto isso há mais tempo. Dá um trabalho à mais, e deixei o pessoal mais de lado, porém pareceu o certo a fazer.

    Com amor, ♥ Bruna Morgan

    ResponderExcluir

Vai comentar? Lembre-se de seguir algumas regrinhas: nada de arrumar brigas com outras pessoas, e não use palavras de baixo calão! Não diga nada que você não diria para sua avó.

Obrigada pelo comentário, vou retribuí-lo assim que puder. Volte sempre (/◕▽◕。)/